20 de Abril de 2025

Mais que lírios, filhos!

Sexta-feira, 03 de Junho de 2022 Mais que lírios, filhos!

A palavra de Deus nos ensina que “para cada dia basta o seu cuidado”e ainda que “cada dia traz suas preocupações próprias” (Mateus 6, 34). Sempre admirei muito esta palavra, achava de uma beleza incrível, mas sem muitas conseqüências em minha vida prática. Às vezes fazemos isso com a Palavra de Deus, infelizmente. Nós a temos como um belo texto, uma bela mensagem, mas não a vemos como um propósito de vida, um “manual de instrução” para agradar o coração de Deus. Mas a Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela precisa produzir frutos de vida eterna em nós, sendo traduzida em atos. Quando entendemos isso, vamos encarnando no nosso dia a dia a Palavra para que cada vez mais Cristo viva em nós!

E de um tempo pra cá essa palavra tem ecoado forte dentro de mim, “desceu” da minha mente para o meu coração e agora está se traduzindo em minhas atitudes. Não tem sido um aprendizado fácil, mas em algumas circunstâncias não me restou outra opção: apenas viver o dia de hoje na dependência completa do Deus da minha provisão!

Confiar na Providência Divina é um exercício de fé. E vou além: é um exercício de uma fé madura. Muitos entendem a Providência Divina como uma forma passiva de receber tudo pelas mãos divinas sem nenhum esforço de nossa parte. E apesar do salmista nos afirmar que “aqueles a quem ama, Deus dá até enquanto dormem” (Salmo 126), tenho compreendido a providência de uma forma ainda mais linda, ainda mais completa. Deus sempre vai além…

É das mãos do Senhor que nós tudo recebemos: saúde, doença, riqueza, pobreza, vida, morte, alegrias, tristezas. Da mesma forma, de suas mãos recebemos também bênçãos materiais, coragem para nos levantarmos cada manhã para um novo dia de trabalho, portas abertas para um novo emprego, orientação para administrarmos nossa vida. Tudo isso também nos vem pela providência de um Deus que não nos deixa nada faltar. Até a nossa vontade de evoluir, de crescer, de melhorar, tudo vem das mãos do Pai.

Quando oramos e cantamos que ao buscarmos o Reino de Deus em primeiro lugar tudo mais nos será acrescentado, acho que não temos noção da dimensão dos frutos dessa verdade em nossa vida prática. Como diz nosso amado Monsenhor Jonas Abib, tudo é tudo. Não há outro significado! Realmente TUDO nos é dado por acréscimo, e a palavra acréscimo é aqui muito bem empregada, pois é algo que vem a mais, além do que precisamos, pois o principal nós já escolhemos e já recebemos! Já optamos pela melhor parte, fizemos do Senhor o nosso maior tesouro e agora tudo mais nos é acrescentado…nos é dado de presente por um Deus que é puro amor!

Ao escolher o Senhor para estar em primeiro lugar em minha vida, posso dizer que tenho experimentado todos os dias esse “tudo a mais”… Família, esposo, filhos, carreira profissional, conquistas materiais, crescimento ministerial, tudo, tudo, tudo. E isso tem me ensinado a DEPENDER do Senhor, pois sei que tudo isso vem de Suas mãos e para Ele é que devo tudo devolver em forma de serviço, de louvor, de entrega e de ação de graças.

Sempre fui um verdadeiro “poço de ansiedade”. A ansiedade é algo que normalmente acomete muito as mulheres, mas no meu caso parecia ser algo ainda mais grave, mais fora de controle. Sei que ainda preciso melhorar muito, mas a palavra de Deus tem me ensinado a deixar que cada dia traga suas próprias preocupações. Tenho passado por muitas dificuldades, mas olha gente, sem exagero: tenho vivido de milagre em milagre. Cada dia quando acordo já sei que o Senhor me reserva algo especial – e porque não, até sobrenatural! – para aquele dia. Ele me dará a forma, a estratégia, os meios e, se necessário, até os recursos materiais (que às vezes surgem de formas inimagináveis) para vencer as preocupações daquele dia. Tem sido um exercício de confiança e amor! Sim, um exercício de amor, pois se confio no amor do meu Senhor, sei que Ele não deixará nada me faltar.

Algumas situações, se vividas há algum tempo atrás, teriam me levado a lágrimas abundantes, cheias de dúvidas acerca das questões de ordem prática. Não me tornei alienada, muito menos deixei de planejar meus sonhos e projetos. Mas posso dizer que tenho vivido um dia de cada vez e te faço também esse convite. Não vamos deixar de construir sonhos, de planejar o futuro, nada disso. Só não podemos gastar energia e gastar VIDA com aquilo que ainda não podemos resolver, solucionar ou sequer entender.

Preocupações não nos levam a nada. A própria palavra já se explica: preocupar-se é ocupar-se com alguma coisa antes do devido tempo. Não se preocupe, meu irmão! Apenas OCUPE-SE: ocupe-se de ser feliz, de viver em paz e de confiar no Bom Pastor que não nos deixa nada faltar! Nós valemos mais que pássaros, mais que lírios, não se esqueça: somos FILHOS! (Mateus 6, 26-34) Descanse na fidelidade do Senhor, confie em Sua eterna bondade. Ele é fiel e cuida de cada um de nós. Nada nos faltará!